eSocial Liberado Para Eventos Periódicos De Grandes Empresas Em Maio!

O que é o eSocial? É uma ferramenta que faz parte do Sistema de Escrituração Pública Digital (SPED), cuja finalidade é unificar e simplificar a entrega das obrigações trabalhistas, fiscais e previdenciárias. eSocial, assim como EFD – Reinf, substituirá de maneira gradativa a DIRF, RAIS, SEFIP e o CAGED bem como outras obrigações que tornam o trabalho do Departamento Pessoa, Segurança do Trabalho e RH mais demoradas.

De acordo com o calendário definido na Resolução do Comitê Diretivo do eSocial, a partir do dia primeiro de maio de 2018 começará a terceira fase de implantação do eSocial para empresas com faturamento superior a R$78.000.000,00, incluídas no primeiro grupo.

Para esta fase, as empresas deverão cadastrar informações referentes as folhas de pagamento no sistema; chamados de “eventos periódicos”.

Entretanto, mesmo esta fase iniciando-se no dia primeiro de maio de 2018, o web service somente estará disponível para recebimento dos “eventos periódicos” a partir do dia 8 (oito). A explicação é de que esta medida visa assegurar melhor rendimento do sistema devido o aumento de acessos pelos empregadores domésticos até dia 7 (sete).

Orientações para o eSocial

Observe as orientações para o eSocial:

  • Os dados dos eventos de folha devem abranger todo o mês de mais, desde o dia 1º
  • Caso haja desligamento (rescisão do contrato de trabalho), entre o dia primeiro e o dia sete, o evento de desligamento (S-2299 ou S-2399) deverá ser enviado a partir do dia oito, incluindo as informações de verbas rescisórias (grupo verbasResc).
  • Os eventos não periódicos (admissões, afastamentos, férias, entre outros) além dos eventos iniciais e de tabelas, continuam sendo recebidos normalmente pelo sistema, inclusive no período de primeiro a sete de maio.

Veja nossas Calculadoras:

Cálculo de Rescisão De Contrato de Trabalho CLT

Como Calcular Adicional Noturno

Cálculo de Horas Trabalhadas

eSocial Liberado Para Eventos Periódicos De Grandes Empresas Em Maio!
5 (100%) 1 vote

Deixe um comentário